top of page

Tradição na Criação do Gir Leiteiro

Conte-nos um pouco da sua Historia?
 

Sou natural da cidade de Luz em Minas Gerais sou apaixonado pela minha terra natal, entretanto, no ano de 1982 percebi uma grande oportunidade de crescimento em Ji-paraná. Passei por varias provações, mas nunca desisti do meu sonho, ser um empresário prospero e respeitado. No ano de 1984 nasceu a Jiferro uma empresa que e sinônimo de qualidade e respeito com nossos clientes. Estou a 31 anos  no Estado de Rondônia  constitui uma bela família e construí empresa de sucesso.
 

Como começou no segmento de Gado Leiteiro?
 

Como contei anteriormente sou natural de Minas Gerais, que é um estado conhecido nacionalmente pela a excelência de seu Gado Leiteiro. Sou fazendeiro de alma e coração nenhum lugar me da mais paz do que na minha fazenda (Fazenda Pé Serra), além desse fator o que me motivou foi a grande oportunidade de trazer a excelência do Gado Leiteiro Mineiro para o Estado de Rondônia e assim acrescentar no melhoramento e na evolução na região norte de país.

 

Quais as principais características do Gado Leiteiro que a Fazenda Pé da Serra trabalha?
 

Gir é uma raça originária do norte da Índia nas terras férteis das montanhas de Gir, ao Sul de Katiawhar. È um gado moderno, produtor de carne e leite, ainda que tenham sido observadas linhagens que se destacam mais pela produção leiteira. Sua natureza gregária, e o temperamento dócil contribuíram para sua expansão no Brasil, é utilizada para dar rusticidade à raça Friesland-Holstein (holandesa) através de cruzamentos, gerando o mestiço leiteiro chamado de "Girolando". O girolando é uma raça resultante do cruzamento entre bovinos europeus (Bos primigenius taurus) da raça Friesland-Holstein (holandesa) e bovinos da raça zebuína (Bos primigenius indicus) o holandês como uma raça notável para produção de leite e o Gir com muita rusticidade e longevidade, ambas com notável aptidão para a produção de leite. É uma raça rústica, adaptada ao clima tropical, adequada para a produção de leite, as crias nascem com um pequeno peso, o que não provoca problemas de parto, o peso médio ao nascer é de 24 kg para as fêmeas, e de 26 kg para os machos, e apresentam um ótimo desenvolvimento e terminação rápida, desde que criados em um sistema de alimentação adequado. A habilidade materna das Vacas Gir constituem um excelente fator de crescimento dos bezerros na fase pré-desmama.
 

Produtividade de leite: O gado Gir Leiteiro sob controle oficial apresenta produção média de 3.233 kg, índice que está 290% acima da média nacional. As médias das produções de leite de 15.846 lactações controladas pela ABCZ revelam avanços contínuos. De 1964 á 1977 houve um ganho de 69,0%, em 13 anos, com aumento de 1.148 kg. Em 1988 apresentou aumento de 21 kg em relação a 1977. No ano de 1988 a 1998 houve aumento de 410 kg na média das vacas, com ganho de 14,52%. O aparecimento nos rebanhos de vacas gir de elevada capacidade leiteira evidencia a existência do seu potencial genético, chegando á 13.000 kg e produção de 44 kg.

​

Qual a mensagem que gostaria de deixar aos leitores da Revista Mais Visão?
Primeiramente gostaria de agradecer, a Deus e aos meus familiares por me apoiar em todos esses anos, principalmente a meu pai que sempre me motivou com palavras de sabedoria e carinho, não posso deixar de agradecer aos meus clientes e colaboradores. Acredito que quando você trabalha com empenho, dedicação e honestidade não importa em qual segmento você atue irá prosperar e só não desistir. 

Entrevista com

Lázaro Fernando

Contato:
Fazenda Pé da Serra

Fone: (69) 3421-4243

(69) 9975-4243 Localização: Linha 24/81 Município de Nova União-RO

Click

Click aqui e visite o site da Fazenda Pé da Serra​​
www.fazendapedaserra.com

bottom of page