top of page

Uma árvore reflorestada pode contribuir com o enriquecimento do solo com nitrogênio, através da raiz e com o processo de seqüestro de carbono um dos grandes vilões do aquecimento global. Qual o diferencial do reflorestamento sobre esse processo para o meio ambiente?

​

Além das contribuições do seqüestro de carbono, adubos, matéria orgânica e água que ficarão no solo, o reflorestamento também é uma atividade economicamente viável, pois estamos em um país tropical, onde encontramos naturalmente solo, clima e pluviometria apropriada, com isso as plantas se desenvolvem mais rápido.

​

​

​

Acredita-se que um mercado dos contratos futuros da madeira no Brasil poderia oferecer aos produtores um referencial de preços contribuindo, assim, para o aumento na área reflorestada do Brasil. Qual sua opinião?

​

Sem duvida seria muito importante, quando firmamos parceirias concretas podemos trabalhar com mais confiança. Sabendo das obrigações contratuais e valores o produtor e o comprador ficam mais seguros e certos de estarem realizando um bom negócio. Vejo que seria fora de propósito proibir a derrubada de matas nativas se não houvesse a alternativa de utilizar a madeira oriunda do reflorestamento, como o Eucalipto, Teca, Pau-de-balsa, Paricá e outras. Havendo incentivos, por parte do governo e com garantia de compra futura, haverá mais interesse, pois o lucro desse setor é a médio e longo prazo.

​

​

​

O que significa dizer que uma árvore é precoce se comparada com outras madeiras de lei?

​

Significa dizer que são plantios comerciais feitos com tecnologia e que vão produzir mais qualidade e quantidade com menos idade (tempo).  As madeiras nativas, chamadas de madeiras de lei, possuem uma idade muito maior, pois são nativas, sem a participação do conhecimento do homem e suas tecnologias. Exemplo: é mais lucrativo plantar 250 árvores de eucalipto que ficam prontas para serraria com 14 anos, ao invés de colher de uma floresta nativa só á cada 30 anos e com varias limitações. Em relação à qualidade da madeira do reflorestamento elas competem de igual para igual com a floresta nativa.

​

​

​

As florestas plantadas concentram matéria-prima homogênea e ordenada, como isso contribui para o aumento dos lucros?

​

As contribuições são muitas para o aumento dos lucros, hoje com a tecnologia de clonagem, é possível conseguir produzir milhões de árvores com as mesmas características genotípicas e fenotípicas. As madeiras produzidas de mudas clonais contem as mesmas características da árvore mãe ou avó, garantido a mesma qualidade.

​

​

​

A compra das toneladas de carbono seqüestradas ou não emitidas tem se tornado outra vantagem econômica para os países que investem em reflorestamento, nos fale sobre esse novo setor econômico?
 

​

​

Vejo que ainda falta uma política do governo mais clara, onde o produtor pode ter estes números em mãos. Exemplo: Qual a produção do sequestro de carbono por ano do reflorestamento no Brasil? Qual é o valor por ano que podemos comercializar?

​

Isto seria um importante incentivo para o produtor. Hoje sabemos que quem consegue comercializar o crédito de carbono são ainda os grandes produtores de florestas, entretanto, os pequenos e médios produtores ainda não possuem acesso á essa atividade econômica. Os avanços brasileiros na silvicultura (cultivo de florestas) são notáveis. Graças ao solo e clima favoráveis, a produtividade das florestas cultivadas no Brasil supera a média mundial. 

​

​

​

Qual o tamanho da área reflorestada do Grupo Irmãos Batista?

​

Nossa visão foi investir no reflorestamento, em uma época que essa não era uma atividade econômica que o estado desenvolvia em grande escala, foi uma visão inovadora e não possuíamos nenhum conhecimento sobre esse novo setor, hoje estamos satisfeitos com o resultado que obtemos, possuímos 1.380ha, com previsão para os próximos anos de plantar 500 ha/ano.

​

​

​

Fale sobre sua visão dessa importante atividade econômica? 

​

Hoje plantar árvore é economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente benéfico, estamos vivendo a primeira década do chamado apagão florestal, isto quer dizer que o mundo está consumindo mais madeira do que se produz. Com um mercado de madeira sempre crescente e cada vez mais exigente em qualidade e com as pressões sobre as madeiras nativas, o Eucalipto, apresenta a maior diversidade de uso e é de rápido crescimento. Desta espécie “Eucalyptus SSP, tudo pode ser aproveitado: Folhas: Óleos essenciais (alimentos, remédios, produtos de higiene e limpeza); Flores: Produtos apícolas (mel, própolis, cera e geléia real); Casca: Taninos (colas e substratos para mudas de plantas); Madeira: Celulose (papéis diversos, cadernos, livros, revistas, fotografia, fralda descartável, cédulas e embalagens, moveis, brinquedos, construção civil, assoalhos, postes e moirões, aglomerados e MDF, energia, carvão vegetal e lenha).

​

​

​

A madeira produzida no reflorestamento do Grupo Irmãos Batista vem atendendo a que setores da economia do nosso país? 

​

50% das árvores com idade de 4 anos do primeiro desbaste, são para fins energéticos, utilizado na secagem de grãos e caldeiras frigorificas, e 50% com idade de 9 e 14 anos serão para produção de tora para serraria.

Quem tiver interesse em comprar a bio massa (lenha) pode desde já entrar em contato com o Reflorestamento Irmãos Batista.
(69) 3322-3040

bottom of page